Prefeitura de Itaara avalia decretar situação de emergência devido à seca

Redação do Diário

Prefeitura de Itaara avalia decretar situação de emergência devido à seca
Na última terça-feira (3), a prefeita em exercício de Itaara, Salete Desconzi, coordenou uma reunião, em seu gabinete, para tratar da situação estiagem no município. O objetivo do encontro, que reuniu representantes de diversos órgãos, foi seguir o monitoramento quanto às perdas que estão sendo identificadas, assim como planejar medidas que diminuam o impacto tanto no meio rural quanto urbano.

– Estamos com períodos longos sem chuvas, e a previsão não é nenhum pouco favorável. Ou seja, precisamos agir de forma rápida e evitar impactos econômicos e sociais – destacou.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Atílio Cezar, reforçou a preocupação com o aumento de solicitações de fornecimento de água em algumas localidades. Além disso, o engenheiro agrônomo Benhur Ferigolo relatou que as perdas no campo, neste verão, tiveram início antes do esperado. Porém, ainda não estimativas com relação às perdas.

Para que o decreto seja efetivado, serão elaborados laudos sociais e técnicos com a finalidade de se obter os dados relativos aos impactos da estiagem. A partir daí, o Executivo poderá deliberar sobre a assinatura do documento. Paralelamente, outras ações também serão organizadas pelo município para buscar auxiliar nos impactos da falta de água.

Atualmente, sete municípios já decretaram situação de emergência devido à escassez hídrica na Região Central. Santa Maria, Toropi, Agudo, Júlio de Castilhos, São Gabriel, São Martinho da Serra e Tupanciretã também já assinaram o documento. Faxinal do Soturno também avalia decretar situação de emergência.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prazo para renovar carteira de habilitação volta a ser de 30 dias Anterior

Prazo para renovar carteira de habilitação volta a ser de 30 dias

Polícia analisa imagens para identificar motorista que fugiu após se envolver em acidente com morte; assista Próximo

Polícia analisa imagens para identificar motorista que fugiu após se envolver em acidente com morte; assista

Geral